sexta-feira, 11 de setembro de 2009

DICA DO DIA...

Vai ficar em São Paulo este fim de semana?

Pois a dica do dia é a exposição Matisse Hoje, que está rolando na Pinacoteca do Estado.

A Mostra, que foi inaugurada no dia 5 de setembro, e integra junto com a exposição de Lacroix na FAAP,, o calendário oficial do Ano da França no Brasil. Mas se você estiver ocupada nesses dois dias, não se preocupe. A exposição fica em cartaz até 1º de novembro.

Os visitantes que forem à Pinacoteca, poderão apreciar 93 telas, gravuras, desenhos, colagens e esculturas, de Henri Matisse (1869-1954). Pra quem não sabe, ele foi um dos artistas plásticos mais influentes e valiosos do século XX. Entre os destaques, estão as obras “Nature morte au magnoia” (1941) e “Nu rose assis” (1935-36), os painéis serigrafados “Océanie”, “Le ciel” e “Océanie, la mer”; e as pranchas do livro “Jazz”, editado em 1947.

Henri Matisse. Pinacoteca do Estado.

Praça da Luz, 2, - - Bom Retiro - Centro.
Telefone: 3324-1000
Metrô Luz
Terça a domingo e feriados - 10h às 18h.
Preço - R$ 6,00. A bilheteria fecha meia hora antes. Grátis aos sábados.



Sobre Henri Matisse

Henri-Émile-Benoît Matisse (Le Cateau-Cambrésis, 31 de dezembro de 1869 — Cimiez, 2 de novembro de 1954) foi um pintor, desenhista e escultor francês do Fauvismo, um movimento artístico nascido em Paris por volta de 1905.

Sua primeira exposição aconteceu em 1904, ocorreu em Ambroise Vollard e não obteve grande sucesso. No ano seguinte, juntamente com o grupo, expôs no salão de Paris, desta vez o grupo foi reconhecido como os fauves e Matisse como líder. Matisse conseguiu reputação internacional, exibindo em Paris e Alemanha.

Em 1908 fundou a Academia Matisse para uma seleção de estudantes cosmopolita e publicou "Notas de um Pintor" onde estavam suas crenças artísticas. Desde de 1904 Matisse trabalhou parte de cada ano no sul em Saint-Tropez e Collioure e mais tarde na Espanha e em Marrocos. Depois de 1916, passou a maioria dos invernos em Nice. Apesar de nunca ter se juntado aos Cubistas, sofreu algumas influências deste grupo. Entre 1913 e 1917 sua pintura era um pouco austera, com linhas retas e formas geométricas. Depois seu estilo ficou mais solto, figuras femininas e o interior foram seus principais temas, trabalhados em estilo livre e com cores decorativas.

Sua escultura era uma extensão da sua pintura, sua admissão pela arte primitiva estava mais aparente. Em alguns trabalhos ele explora o sólido, aspectos estruturais do corpo com um certo exagero a fim de alcançar uma clara expressão da forma.

Matisse, como outros artistas do movimento, rejeitava a luminosidade impressionista, e usava a cor como fator principal da pintura, levando-a às últimas conseqüências. Argan dizia que a arte de Matisse era feita para decorar a vida dos homens. Foi considerado o artista do século em que viveu. Em suas pinturas gostava de motivos repetitivos, usava formas curvas e cores variadas. Este inventou também a técnica do "desenho com tesoura".

Photos - Reprodução

2 comentários:

  1. ai, que tudo, eu amo o trabalho dele :), quero muuito arranjar tempo pra ver

    ResponderExcluir
  2. Mto legal vc dar dicas culturais... hje em dia são poucas as pessoas que se interessam e frequentam exposições, teatro e afins.

    Bjs!

    ResponderExcluir