segunda-feira, 26 de outubro de 2009

DICA DO DIA...

Atualmente, o grafite virou arte e além de ganhar as ruas e muros das grandes cidades, invadiu os museus.

O destaque desta vez é a exposição Vertigem, d'OSGEMEOS, que rola no Museu de Arte Brasileira da FAAP, até o dia 13 de dezembro. Para quem não os conhece, esse é o codinome dos irmãos Otávio e Gustavo Pandolfo, que começaram a pintar grafites em 1987 e tornaram-se os mais importantes artistas de rua brasileiros, com obras nos Estados Unidos, Inglaterra, Alemanha, Grécia, Cuba, entre outros países.


A exposição, que chega pela primeira vez em São Paulo, é do tipo IMPERDÍVEL. Mostra com profundidade, as técnicas da arte de rua em instalações, pinturas, esculturas e objetos sonoros. São obras que traduzem o sensível olhar da dupla sobre o cotidiano brasileiro, da periferia urbana ao folclore nordestino, em imagens surrealistas que remontam uma atmosfera de sonho, por meio de cores alegres e personagens melancólicos. Figuras de pele amarelada – marca registrada d'OSGEMEOS, com narizes largos e olhos espaçados, surgem em painéis de madeira vestindo roupas coloridas em paisagens igualmente estampadas. São visões poéticas que descrevem a realidade dos dois artistas. As instalações oníricas incorporam carros, barcos e bonecos cinéticos gigantes à pintura de parede em grande escala.

Para se ter uma idéia da importância da dupla, em 22 de maio de 2008, eles foram responsáveis pela pintura da fachada da Tate Modern, de Londres. Em junho deste ano, eles coloriram, em Nova York, o grande muro pintado por Keith Haring em 1982, que imortalizou o cruzamento da Bowery com a Houston.



Exposição“Vertigem”, de OSGEMEOS
Data: de 25 de outubro a 13 de dezembro
Local: Museu de Arte Brasileira da FAAP
Endereço: Alagoas, 903 – Higienópolis

Horário: de 3a a 6a feira, das 10h00 às 20h00
Sábados, domingos e feriados, das 10h00 às 17h00
Fechado às 2as feiras, inclusive quando for feriado.
Informações: (11) 3662-7198
Entrada Gratuita

2 comentários: