quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

EU NUNCA ME ESQUEÇO...

27 de janeiro de 2010.

Hoje é comemorado o Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto.

O Holocausto vem da palavra grega que significa grandes catástrofes e massacres. Fato este, que aconteceu com mais de 6 milhões de judeus, inúmeros comunistas, homossexuais, ciganos, deficientes motores, deficientes mentais e membros da elite intelectual européia, durante as décadas de 30 e 40, mais precisamente durante a 2ª Guerra Mundial.

Isso porque o ditador alemão Adolph Hitler acreditava no domínio e superioridade da raça ariana e para isso, seria necessário matar todos que não estivessem dentro destas especificações. Foram anos de sofrimento, extermínio, famílias inteiras destruídas, terror. Mas que graças a D´us, acabou e permitiu que os judeus e outros povos voltassem a ter uma vida normal em todo o mundo.

Mas existem movimentos bastante atuais, principalmente na Europa, que negam o Holocausto, dizem que campos de concentração nunca existiram e que não houve extermínio durante a 2ª Guerra Mundial.

A data de hoje é de extrema importância para lembrarmos que o Holocausto existiu, testemunhos documentais e pessoais atestam isso. E faz parte de todos nós, seres humanos racionais, impedirmos que seja esquecido. A lembrança ajuda a assegurar que o mundo não permita que algo como isso, volte a acontecer com os judeus ou com qualquer outro povo ou grupo na Terra.

E em lembrança aos mais de 20 milhões que morreram, a foto da primeira sinagoga brasileira, a a Kahal Zur Israel, fundada no Recife, no século 17 e que é um símbolo da resistência judaica na América do Sul.

Nenhum comentário:

Postar um comentário