segunda-feira, 13 de junho de 2011

FELIZ DIA DO BEAGLE!!!

Não sabia que existe o Dia do Beagle? É dia 12 de junho!!!
Descobri nessa INCRÍVEL cronica de Artur Xexeo!
Boa Leitura!

http://oglobo.globo.com/cultura/xexeo/posts/2011/06/12/dia-dos-namorados-385273.asp


Tenho uma desconfiança de que só no Brasil o Dia dos Namorados é comemorado no 12 de junho, como hoje. Parece que em Portugal, até algum tempo atrás, era este também o Dia dos Namorados. Mas, de uns tempos para cá, a comemoração passou a ser no dia 14 de fevereiro, como prega o cinema americano.

Se é para festejar um dia dos namorados, 14 de fevereiro talvez seja mais adequado. Era nesse dia que, no antigo Império Romano, realizava-se o Festival do Amor de Afrodite. É esse também o Dia de São Valentim, um santo que tem tudo a ver com a celebração do amor. Com o objetivo de criar um exército poderoso, o imperador Claudio II proibiu a realização de casamentos. Ele acreditava que, sem famílias, os jovens se alistariam com mais facilidade. Contrariando a lei, São Valentim, que na época não era santo, era só um bispo, realizava casamentos em segredo. Por acreditar no amor, Valentim foi preso e condenado à morte. Foi decapitado num 14 de fevereiro. É mais do que justo que tal data seja festejada pelos que acreditam no amor.

E o 12 de junho? Sinceramente, a única explicação que encontro é que é véspera do dia de Santo Antônio, nosso santo casamenteiro. Mas por que se comemorar o Dia dos Namorados na véspera?

O certo é que, 14 de fevereiro ou 12 de junho, esta talvez seja a data mais perversa no calendário que anima o comércio. Para quem não está namorando, não há dia mais triste que o Dia dos Namorados. É por isso que sugiro aos solitários de hoje que busquem outros motivos para festejar neste domingo.

Por exemplo, hoje, na França, é o Dia do Beagle. Isso mesmo, aquele cachorro bonitinho sujo exemplar mais famosos é o Snoopy. Se você tem um beagle, passe o dia com ele, substitua sua ração por comida caseira, deixe ele ficar sem tomar banho... Se não tem, será que não é uma boa desculpa para comprar um?

Hoje é também o Dia da Rússia. Afinal, foi num 12 de junho que o país se declarou independente da União Soviética. Proponho que os não namorados sigam alguns costumes russos. Por exemplo, no almoço ou no jantar de hoje, a mulher não deve se sentar à cabeceira da mesa. Se o fizer, corre o risco de nunca se casar. É só uma superstição local, mas, já que a ideia é não sofrer porque se está sozinha no Dia dos Namorados, não custa nada respeitá-la. Quem sabe, no ano que vem, a situação já seja outra?

São Valentim não tem a exclusividade do dia 12 de junho. Este é o dia também de Santo Onofre. Para quem não está ligando o nome ao santo, Santo Onofre foi um eremita que viveu mais de 60 anos no deserto, cobrindo-se apenas com o cabelo e um calção feito de folhas. Isso foi no século IV. É a ele que se deve recorrer quando se quiser curar uma ressaca.

Para terminar, hoje se comemora, em São Paulo, o Dia do Enxadrista. Imagino que a ideia seja passar o Dia dos Namorados jogando xadrez. Ninguém merece.

Um comentário:

  1. Sã da uma olhadinha nessa campanha de AXE ..tdo a ver com o link ... heheh
    http://www.portaldapropaganda.com.br/portal/component/content/article/16-capa/25122-axe-lanca-campanha-para-solteiros-no-dia-dos-namorados

    ResponderExcluir