quinta-feira, 16 de agosto de 2012

DICA DE EXPOSIÇÃO - MODA NO BRASIL

Essa é para quem ama moda, principalmente, a moda brasileira! Acaba de ser inaugurada na FAAP, em São Paulo, a exposição Moda no Brasil: criadores contemporâneos e memória. A mostra trás incríveis histórias que contam sobre o desenvolvimento desta indústria no País através de looks de renomados estilistas, fotografias, vídeos, ilustrações, acessórios e objetos de trabalho (como máquina de costura e ferro de passar).


Com curadoria de José Luis Hernandéz Alfonso e Denise Pollini, exposição foi dividida em dez núcleos que fazem um passeio pelo percurso da moda no Brasil: Criadores Contemporâneos, Pau-Brasil, Publicações, Indústria e Comércio, Feiras e Desfiles, Modistas, Costureiros, Formação Profissional, Novíssimos e A Cara do Brasil.
Na sala Criadores Contemporâneos, por exemplo, peças maravilhosas de estilistas em destaque na atualidade, como Alexandre Herchcovitch, Gloria Coelho, Lenny Niemeyer, Martha Medeiros, Ronaldo Fraga e Adriana Degreas.


Já a ala Publicações destaca encartes, revistas e folhetos sobre o tema datados do século XIX e XX, de veículos como The Delineator, O Cruzeiro, A Cigarra e Jornal das Moças. Clodovil Hernandes, Guilherme Guimarães, Dener, José Gayegos, José Nunes, Markito, Ronaldo Esper, Rui Spohr e Zuzu Angel são celebrados no núcleo Costureiros. Outro núcleo super bacana é o Cara do Brasil, em que produtos brasileiros são ressaltados graças a sua repercussão no cenário da moda internacional, como a Havaianas.

“Pouco sabemos dos múltiplos e complexos caminhos que percorrem o vestido ou a camisa que escolhemos para vestir. Ignoramos a procedência e os tipos de linhas que compõem a trama ou o tecido, quem desenha e confecciona e é isso que queremos mostrar aos visitantes desta bela exposição”, observa o curador da exposição, José Luis Hernandez Alfonso.
“A exposição leva o público de todas as idades a relembrar, conhecer, apreciar e valorizar a trajetória e o presente da moda no Brasil”, destaca Denise Pollini, também curadora da mostra.

São destaques na exposição: a atuação da indústria e do comércio, as feiras e desfiles, protagonistas anônimos e célebres e a formação profissional. Se você está em São Paulo e adora moda, não perca esse passeio! Além de gratuito, esse é um típico programa imperdível!!!

Moda no Brasil: criadores contemporâneos e memórias
De 12/08 a 30/09 (de terça a sexta, das 10h às 20h; aos sábados, domingos e feriados, das 13h às 17h)
Onde: MAB-FAAP (Sala Annie Penteado)
Rua Alagoas, 903, Higienópolis, São Paulo – SP.
Tel. 11-3662 7198
Grátis

2 comentários:

  1. Amamos!
    Acompanhe a gente também. Temos dicas legais para você!

    facebook.com/AmoraChic
    blog.amorachic.com.br

    Beijos sabor amora

    ResponderExcluir